“Fornecedores de Sonhos”

Olá Vera! Bem-vinda ao Daqui Até Ao Sim! :)

13153531_10206211307229628_2131849865_n

 

Olá Joana! Muito obrigada pelo convite. Sinto-me muito honrada.

DS: Para começar, queres falar-nos um pouco do teu percurso profissional?

Vera Santos – MakeUp: Confesso que me interesso por maquiagem há muito tempo. E que há muito tempo que pesquiso, estudo e faço formação mas nunca tinha tido “coragem” para me lançar. O meu percurso na maquiagem de casamentos começou quando uma amiga me pediu para eu ser a sua maquiadora no dia do casamento. A partir daí surgiram outros pedidos. Penso que os outros acreditaram mais cedo na qualidade do meu trabalho do que eu (ahahaha).

13140650_10206211286269104_37835833_n

DS: Quando é que te apercebeste desta paixão pela maquilhagem?

Vera Santos – MakeUp: Gosto de maquiagem desde sempre. Em pequenina ia muitas vezes ao kit da minha mãe para utilizar os cremes, batons ou as sombras dela. Depois na adolescência comecei a praticar dança de salão e aí a maquiagem entrou na minha vida de uma forma mais séria e frequente uma vez que era preciso maquiar-me para os espetáculos e para os campeonatos. Daí a ter de começar a maquiar colegas e alunos foi um passo muito pequeno. E aí é que passei a ter uma noção real do prazer que maquiar os outros me dava e do impacto positivo que isso tinha em quem era maquiado.

DS:  O que é que mais te atrai no universo dos casamentos?

Vera Santos – MakeUp: O dia do casamento é verdadeiramente mágico. Poder participar nesse dia é um privilégio. È uma sensação muito boa poder maquiar alguém, fazer com que a pessoa maquiada (seja noiva, noivo ou familiares) se sintam mais bonitos e confiantes.

DS: Notas que as noivas portuguesas tendem a não abrir mão da maquilhagem profissional no dia do seu casamento?

Vera Santos – MakeUp: Sinto que as noivas portuguesas entendem cada vez mais que uma boa maquiagem é essencial num dos dias mais especiais da sua vida. Para mim a maior dificuldade é que tenham uma rotina quotidiana de limpeza, hidratação e protecção solar.

DS: E em relação aos noivos, há uma maior preocupação com a maquilhagem? Ou ainda há algum preconceito?

Vera Santos – MakeUp: Felizmente o preconceito é cada vez menor, mas infelizmente ainda existe. È preciso que os homens entendam que a maquiagem pode ser uma aliada, num dia em que também eles querem estar no seu melhor.

DS: Sentes que as noivas preferem ser maquilhadas em casa?

Vera Santos – MakeUp: Ser maquilhada em casa é sem dúvida a melhor opção. As noivas ficam mais calmas pois não precisam de andar a correr de um lado para o outro. Para além disso têm muitas vezes a oportunidade de desfrutar do momento com a mãe, as irmãs ou as amigas. È especialmente gratificante quando se consegue que o fotografo registe também estes momentos do dia.

13162004_10206211291069224_984211639_n

 

DS: E estão sensibilizadas para a importância da qualidade dos produtos utilizados?

Vera Santos – MakeUp: Sim. Felizmente as noivas estão cada vez mais informadas sobre produtos e marcas de maquiagem. Sabem que o dia é longo e muitas vezes com temperaturas altas. È também um dia cheio de emoções, algumas lágrimas, e principalmente recheado de muitos abraços e beijinhos. Por esses motivos, sabem que devem recorrer a bons profissionais cujos produtos e técnicas utilizadas resistam várias horas e a todas estas condicionantes.

DS: Como descreves a sensação de‘entrar’ na privacidade da Noiva naquele dia?

Vera Santos – MakeUp: Como faço prova de maquilhagem antes do grande dia, quando chego a casa da noiva, já não sou uma completa estranha. Já há uma relação de cordialidade e de confiança. Muitas vezes pedem-me ajuda com um ou outro pormenor no dia do casamento e fazem com que me sinta quase parte do grupo de amigas. Elas sabem que eu estou lá não só para maquiar mas para ajudar no que puder. Esta relação de amizade continua muitas vezes muito para além do dia do casamento.

DS: O teu trabalho estará sempre associado à beleza da Noiva. Como encaras esta ‘responsabilidade’?

Vera Santos – MakeUp: Assim mesmo como o descreves – uma responsabilidade. Tenho muito prazer naquilo que faço, mas não deixo de sentir o peso da responsabilidade. Sei que o meu trabalho se vai refletir muito para além do rosto da noiva. Vai ser transformado em auto-estima quando a noiva se olha ao espelho, em auto-confiança quando entra na igreja ou na quinta em direcção ao seu noivo e vai ser imortalizado nas fotografias desse dia.

DS: O que é, para ti, a maquilhagem perfeita?

Vera Santos – MakeUp: A maquiagem perfeita é aquela que, independentemente de ser muito simples ou mais elaborada, consegue elevar a auto-estima de quem a usa. Que a faz sentir-se bem na sua pele e lhe dá uma sensação de poder.

13112595_10206211285709090_2053346835_o

DS: Qual é a sensação de veres o resultado final, com a Noiva com o look completo?

Vera Santos – MakeUp: Esse é um dos momentos mais gratificantes do dia e da profissão. È uma sensação quase viciante. È muito recompensador saber que contribui com o meu trabalho para um dos dias mais especiais daquela pessoa. Por vezes fico emocionada quando a vejo completamente pronta.

13199264_10206211301269479_165682032_o

 

Obrigada Vera!

Muitas felicidades! Beijinhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>