Coaching Faq’s

A Essência da Noiva.

Mais do que nunca pede-se às pessoas para serem elas próprias, para seguirem o seu coração, para seguirem o seu instinto, para escutarem a sua alma…

Acredito que todas estas expressões servem para designar o mesmo, a essência, neste caso da noiva.

E o que é uma essência? Normalmente usamos este termo qual falamos de perfumes. Ora se partirmos do pressuposto que o perfume que inalamos vem das rosas, facilmente compreendemos  que  essência é algo que provém da natureza. Estamos a falar do que há mais puro e subtil numa planta… Na metafísica, o termo está relacionado com as propriedades imutáveis de algo.

Quantas vezes a noiva durante o seu percurso até ao sim perde as suas propriedades, a sua subtileza e pureza para deixar-se levar por devaneios. Por norma esses devaneios surgem em forma de crítica, pressões, julgamentos dos que estão de fora, isto é, familiares, amigos, colegas, etc. Qualquer pessoa, e uma noiva em especial, sabe quando a sua essência se está a perder no meio do turbilhão de pensamentos, sentimentos, emoções. Para sobreviver, agarra-se a esses desligando-se do que realmente é e do que efetivamente quer, do que faz o seu coração cantar.

Tomemos o exemplo de um dos momentos mais entusiasmantes para uma noiva, o da escolha do vestido. A noiva experimenta um modelo. Adora. Sente o coração a explodir e a transbordar de energia. Aquele vestido condiz com a sue essência! Depois é o momento de mostrar à família, que acha aquele vestido desadequado, que não se encaixa na personalidade da noiva, nas suas características. E é aqui que a essência da noiva é posta à prova. Ceder às pressões externas para satisfazer a ilusão da necessidade de agradar ou seguir o que aquela voz interior diz ao ouvido e ao coração. Nada mais perigoso do que ceder a este instinto de sobrevivência.

O exemplo do vestido é apenas um entre muitos que uma noiva se depara.

O mais importante é que a noiva esteja o mais consciente possível de todos os passos que escolhe dar. Podem não ser os que os de fora mais gostam, mas são os que encantam mais o seu coração. Para uma noiva efetivamente feliz e isenta de amor próprio e de confiança, é essencial que ela se conheça a si mesmo, que identifique e anote para si mesma quais os valores mais importantes que regem a sua vida e as suas escolhas. Depois, é necessário que defina claramente qual é a intenção que rege cada uma das escolhas. Estes três passos são essenciais para a essência da noite não ser atropelada pelas influências externas.

Manter-se fiel a si mesma apesar de todas pressões que está sujeita é um feito. No Daqui até ao Sim não defendemos noivas perfeitas. Defendemos sim noivas que sabem o que querem ou que desejam aprender conhecer um pouco mais de si, ligar-se à sua essência. Só assim esta maravilhosa fase até ao sim será vivida com verdade.

Que todas as noivas sejam mestres de si mesmas, capitãs das suas almas e líderes dos seus corações.

Coach Anabela Seabra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>