Coaching Faq’s

O que é servir?

Nunca o verbo “servir” esteve tão presente na boca do mundo.

Até mesmo num dos livros do Papa Francisco vemos este verbo ser usado, “O Verdadeiro Poder é Servir”. Este é também um termo usado em coaching e na área de desenvolvimento pessoal quando se fala na definição de propósito, de intenção, de objetivo.

Por exemplo, numa empresa, uma das missões/objetivos de um funcionário pode ser o de servir os seus colegas ou servir no sentido deajudar a empresa a crescer.

Agora, como é que este verbo se encaixa aqui no nosso universo das Noivas?

Simples. A noiva tem, antes de querer agradar os convidados(as), servir-se a si própria.

É importante que desde cedo a noiva se habitue a perceber-se e a compreender o que quer para si; para a sua experiência na viagem até ao sim; para o dia de casamento, quais as flores, decoração, convidados, animador… Quando ela toma decisões que estão em sintonia com aquilo que ela definiu para si como importante, então ela está a respeitar-se, a manter a sua honra pessoal… a servir-se.

No meio de tantos afazeres e compromissos, muitas noivas acabam por entrar no que em coaching designamos por desalinhamento. Isto acontece quando as noivas obrigam-se a tomar decisões que não estão alinhadas com os seus desejos, valores, crenças, intenções… E quando isto acontece, a desmotivação e a sensação de que está a trair-se a ela própria começa a surgir.

Cada noiva, cada mulher, cada experiência é única. É da responsabilidade da noiva decidir se pretende ser marioneta e deixar que a sua experiência seja controlada por terceiros ou então ser ela própria a assumir as rédeas da sua viagem e tornar cada dia digno de celebração.

A primeira a agradecer por tal decisão será ela própria… e depois o marido, os amigos, familiares… o mundo. Ela estará tão somente a respeitar-se e a apenas Ser ela própria.

Coach Anabela Seabra

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>